Ultimas Novidades

Ilha do Combú chama atenção para chocolate 100% cacau



Chocolate orgânico produzido por "Dona Nena" na ilha do Combú, cai no gosto do badalado chef de cozinha Alex Atala.

Filha do Combu foto João Ramid
Foto: João Ramid
A charmosa ilha do Combú não é um lugar somente para lazer. Na gastronomia destaca-se o chocolate cem por cento natural, produzido em propriedade cercado por pés de cacau e cupuaçu, o porto seguro da família da simpática Izete dos Santos, conhecida por dona Nena.

Por ser à ilha uma Área de Proteção Ambiental (A.P.A), as famílias convivem em harmonia com a natureza, no sistema de extrativismo. A maior fonte de renda ainda é o açai, mas, para dona Nena é o cacau. O que era um complemento de renda, hoje transformou-se na sua principal fonte de renda.

O processo é todo artesanal, a torragem é feito no fogão de casa; para produzir a pasta do cacau é usado um moedor de carne; a embalagem de 100 gramas chamada de "poqueca" é utilizado a própria folha do cacaueiro, tornando-se uma charmosa e criativa embalagem rústica.

Foto: João Ramid - "Dona Nena", com seu cacau orgânico.
A produção 100% cacau sem adição de açúcar, gordura ou leite, com sabor incrivelmente amargo, mas, delicioso, traduz a excelência do chocolate.

Conheça os produtos e veja o que diz Alex Atala.

Nibs de cacau feito a partir do próprio grão torrado formando um granulado crocante; chocolate em pó; brigadeiro; brigadeiro de colher; bombom regional (bacuri,cupuaçu); licor de cacau.

"Com sabor específico, elegante, com notas terrosas e rústicas, o cacau produzido nessa ilha é uma das maiores revelações de minhas recentes viagens à Amazônia" Alex Atala

Duas vezes por semana abre suas portas para visitantes que podem ver a plantação de cacau e acompanhar todas as etapas da produção. O passeio tem duração de três horas, inclui um café da manhã típico da região. As visitas devem ser agendadas, no mínimo três dias de antecedência, entre cinco a quinze participantes com custo de R$ 70,00, por pessoa com transporte de Belém incluído.

Irmãos Castanho foto Joao Ramid
Foto: Tadeu Brunelli www.tbfoto.com.br
Um dos grandes incentivadores e parceiros, são os irmãos Thiago e Felipe Castanho, nomes de peso na gastronomia contemporânea do Pará. Foi através deles que Alex Atala conheceu o cacau de dona Nena.

Dona Nena criou a empresa Combu Orgânico, com selo "Filha do Combu". Você encontra os produtos em Belém, na Feira de Produtos Orgânicos que acontece nas praças Batista Campos e Brasil. Veja aqui os dias e horário da feira.

ASSINA!

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da aventura no Clube Mochileiro Aventura

Fique à vontade para comentar abaixo, do que achou desse post, e aproveite para ajudar a divulga-lo nas redes sociais e para os seus amigos. Até o próximo!  Você já conhecia o chocolate natural do Combú?
Gerar: QR Code
Link Curto: http://goo.gl/4alA9v
Carlos Rocha:
Carlos Rocha É Massoterapeuta. Desenvolve projeto em ambiente corporativo, buscando qualidade de vida e bem-estar. Divulga espaços em áreas livres, para ações em ecoturismo e esporte de aventura. Adora tudo o que estar relacionado com ecoturismo. M.'.M.'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carlos Rocha:
Carlos RochaOlá, amigo leitor! Gostou destes artigos? Então deixe um comentário e assine nosso feed e receba todos os artigos por email. Gratuitamente. Seu comentário é muito importante, compartilhe e curta nossas postagens. Aventure-se, você pode!

Anuncie Conosco!

Anuncie Conosco!
Copyright © Clube Mochileiro Aventura |
Design by Carlos Rocha | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube